A Prefeitura de Juiz de Fora decretou situação de emergência por causa da dengue. O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) deste ano preocupou as autoridades em saúde do município.
O resultado de 6,4% deixou a cidade em alerta. Desde que o levantamento começou a ser feito, em 2004, esta foi a primeira vez que a cidade registrou um número tão alto. O resultado significa que 6,4% das residências visitadas estão com o foco da doença. É um resultado recorde desde o começo do levantamento na cidade.
O secretário de Saúde de Juiz de Fora, Claudio Reiff, demonstra preocupação. “O resultado mostra que daqui a alguns meses poderemos ter uma epidemia na cidade”, afirma.
Em 2010, quando o LIRAa ficou em 4,9 em Juiz de Fora, a cidade notificou quase dez mil casos da doença, com 17 mortes. O receio é que, como agora o índice foi mais elevado, haja mais contaminação e mortes.
Todo cuidado é pouco com a prevenção nas casas e nas vizinhanças. Infelizmente, as medidas anunciadas parecem ter sido tomadas tardiamente, pois a educação sanitária e o combate aos focos nesta época nem sempre são efetivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário