segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Retratos de Juiz de Fora 1 - Colapso na Saúde Pública

A falta de profissionais e a greve dos médicos fez com que a fila de espera por atendimento no Departamento de Clínicas Especializadas do SUS de Juiz de Fora ultrapassasse a marca de 30 mil usuários em 2011. "Foi um ano muito difícil. A população sofreu com a falta de assistência especializada, e percebemos que a rede teve muitas dificuldades em responder com eficiência às necessidades dos pacientes", comenta a ouvidora municipal de Saúde, Edna Aparecida Rodrigues. A Administração Municipal admite que o setor opera com deficiências, mas alega que não será possível investir em melhorias definitivas em 2012.

"Se eu tivesse mais um ano de mandato, investiria pesadamente na atenção secundária, com exames de apoio e consultas especializadas, onde existe o problema grave da falta de médicos em algumas especialidades, mas também são necessários melhorias em infraestrutura e logística. Porém, não vai haver tempo nem dinheiro para atacar essa questão", reconhece o prefeito Custódio Mattos.

Como medida mais urgente, a secretária de Saúde afirma que a pasta prepara, ainda para o início deste ano, uma espécie de mutirão, em parceria com prestadores públicos, para diluir a demanda reprimida ao longo de 2011.

"A atenção secundária vem sendo estrangulada ao longo dos anos, e há usuários tendo seu quadro agravado por demora ou falta de avaliação especializada. O que era simples há seis meses, hoje já é crônico ou urgente. Do nível primário ao hospitalar, a assistência precisa ser colocada no mesmo patamar de responsabilidade, porque o paciente necessita da mesma eficiência em todo tipo de atendimento", defende Edna Aparecida.

Fonte: Tribuna de Minas, 1.1.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário