quinta-feira, 21 de julho de 2011

BR 440: uma alternativa viável


Com obras paralisadas desde o início do ano por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) devido a denúncias de irregularidades graves, a BR-440 pode voltar à condição de simples via urbana. A proposta será levada ao Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) pelo deputado Júlio Delgado (PSB) e está sendo elaborada por professores e técnicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto prevê a integração do trecho aos bairros por onde passa como via urbana. As demais áreas com benfeitorias já realizadas, mas sem condições de receberem tráfego de veículos, seriam adequadas ao lazer e à prática de esportes. O desafogamento do trânsito da região central se daria por meio da criação de um grande anel no entorno de Juiz de Fora, interligando as rodovias BR-040, MG-353 e BR-267 por meio de acessos já existentes, sem risco ambiental para a população.

O custo projetado da alternativa proposta pela equipe da UFJF, segundo Júlio Delgado, é inferior aos R$ 107 milhões previstos para conclusão dos nove quilômetros da BR-440. "Além de ter um custo menor e não comportar danos ambientais, estamos falando de uma obra que pode contribuir para o acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata." O deputado refere-se ao "Projeto Varginha", que interliga a BR-040 à MG-353, principal acesso ao aeroporto, localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá. A estrada sairia na altura do km 764, da BR-040, na entrada para a localidade de Varginha, e passaria por quase 25 quilômetros de via já existente, longe de cursos d'água, chegando a João Ferreira, às margens da MG-353.

Para o professor de engenharia da UFJF e especialista em trânsito, Cezar Henrique Barra, o percurso hoje pode ser feito por estrada vicinal, totalmente trafegável, mas necessitando de melhoramentos. "Será uma alternativa mais barata e mais segura, já que pelos nossos estudos e levantamentos não há risco de contaminação das águas da Represa Doutor João Penido." A estrada seria a primeira parte de um anel, no entorno de Juiz de Fora, que se completaria com o idealizado "Contorno Leste". Esse acesso sairia da BR-267, altura do km 81, ente o Bairro Floresta e o município de Bicas, indo até o km 1,3 da MG-350 (de Chácara) e depois seguindo até a MG-353, km 60, totalizando cerca de 28 quilômetros. Segundo Barra, a estrada também já existe como vicinal. "Caso sejam feitas adequações em alguns trechos das estradas vicinais existentes, em ambos os casos, será possível reduzir os percursos."

Fonte: Tribuna de Minas, 21.7.2011

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