sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eixo de Desenvolvimento

Por CÉZAR HENRIQUE BARRA ROCHA

A BR-040 nunca foi rodovia de integração da Zona da Mata mineira. Ela segue no quadrante sudoeste da região (apenas 70 km), saindo à esquerda e passando próximo a alguns municípios como Simão Pereira, Belmiro Braga, Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara e Santos Dumont. São apenas seis municípios em um universo de 142. Por que os políticos da Mata não defendem investimentos nas rodovias que realmente integram a região, como, por exemplo, a MG-353, que poderá ligar a Via Dutra à Zona da Mata?

Este eixo de conexão com a MG-133, MGT- 265, MG-447 e BR-120, passando por Coronel Pacheco (onde deveria estar o Parque Tecnológico da UFJF), Ubá e Viçosa, é que corta de fato a região, lembrando que o nosso Aeroporto Regional também está neste eixo. Seria um eixo de transporte, corredor tecnológico (UFJF, IFET, UEMG e UFV) e de desenvolvimento genuinamente da Mata que precisa da atenção dos políticos verdadeiramente da região.

Precisamos olhar a Zona da Mata além da Rua Halfeld e dos terrenos nas margens da BR-040 que algumas pessoas insistem em querer valorizar para ganhos próprios. Vamos parar de olhar para o nosso umbigo e levantar o rosto para o horizonte de pobreza que está muito perto de nós, precisando de decisões políticas estratégicas. Vamos trocar o egoísmo juiz-forano pela solidariedade regional. Vamos trocar a atração de investimentos para Juiz de Fora e respectivo inchamento (com todos os seus problemas) pela distribuição de equipamentos pela microrregião de Juiz de Fora e demais cidades da Mesorregião Zona da Mata.

Os recursos que chegam são escassos e mal aplicados devido à falta de planejamento e articulação política. Não podemos continuar repetindo os erros do passado, pois comprometeremos o futuro das novas gerações que querem viver dignamente na "Mata".

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