Consumidores residenciais terão redução de 18,14% na conta de luz da Cemig a partir desta quinta-feira (24). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião extraordinária, as novas tarifas que reduzirão a conta de energia elétrica em todo o país. O efeito médio de redução será de 20,2%. Para os consumidores de baixa tensão, os residenciais, a redução mínima será de 18%. Para os consumidores de alta tensão, que inclui as empresas e prestadoras de serviço, o desconto pode chegar a 32%.
A Aneel estabeleceu tarifas diferentes para cada distribuidora, em função das peculiaridades de cada concessão.
A tarifa de energia elétrica deve garantir o fornecimento de energia com qualidade e assegurar aos prestadores dos serviços receitas suficientes para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento. A redução é resultado da Lei nº 12783, que promoveu a renovação das concessões de transmissão e geração de energia que venciam até 2017, e das medidas provisórias 591/2012 e 605/2013.
Como as novas tarifas valem a partir do dia 24 de janeiro, um consumidor que tem sua leitura feita no dia 10 de fevereiro, por exemplo, teria, em fevereiro, metade de sua energia faturada pela tarifa antiga e a outra metade pela nova tarifa. A partir de 25 de fevereiro todas as contas já perceberão os benefícios completos da tarifa reduzida.
Fonte: Tribuna de Minas, 25.1.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário